Janeiro 2024

As nossas Hormonas

Se estás lutando com dores abdominais, menstruações intensas e dolorosas e fadiga, podes ser uma entre milhões de mulheres diagnosticadas com miomas uterinos a cada ano. A neoplasia mais comum que afeta as mulheres (crescimentos não cancerosos, também chamados leiomiomas) ocorre em 70 por cento das mulheres na pré-menopausa. Um quarto de todas as mulheres procuram tratamento para miomas. O tratamento convencional normalmente envolve controle de natalidade hormonal, medicação ou cirurgia, mas não aborda a raiz do problema. Após uma miomectomia (remoção cirúrgica), até um terço dos miomas reaparecem e cerca de 10 por cento das mulheres farão uma histerectomia em dez anos.
Por outro lado, as mudanças holísticas e de estilo de vida têm como alvo as causas subjacentes dos miomas uterinos e podem resultar em uma melhora duradoura para muitas mulheres, o melhor tratamento de longo prazo envolve a modificação de sua nutrição, hábitos de sono e estratégias de gerenciamento de estresse.
Estratégias holísticas podem ser empregadas para combater miomas uterinos por meio de tratamento natural.

Causas de miomas uterinos

Em mulheres saudáveis, o estrogênio e a progesterona interagem para manter um equilíbrio delicado. Para as mulheres que procuram tratamento para miomas uterinos, no entanto, esse equilíbrio se inclina para o domínio do estrogênio, um dos principais culpados por trás da doença. “É o que acontece quando o estrogênio, que é a nossa principal hormona sexual, está muito aumentada no corpo”.
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde, os fatores de risco incluem idade avançada, cultura (a mulher do continente Africano correm maior risco), obesidade, histórico familiar de miomas, pressão alta, sem histórico de gravidez, deficiência de vitamina D e consumo de aditivos alimentares.

Métodos naturais de tratamento de miomas uterinos

Se pretenderes prevenir a recorrência de miomas uterinos após a cirurgia, queres aliviar os sintomas dos miomas ou retardar o desenvolvimento de miomas, os tratamentos naturais para miomas uterinos abaixo podem ajudar.

Faça sua dieta (e suas hormonas) trabalhar para você

Para entender o papel que a dieta desempenha no apoio ao equilíbrio entre o estrogênio e a progesterona, primeiro precisas entender a relação entre o estrogênio, o fígado e o intestino. Normalmente, o corpo usa estrogênio e o elimina, primeiro enviando-o para o fígado. A partir daí, os metabólitos do estrogênio (subprodutos do metabolismo do estrogênio) entram no intestino e saem pelas fezes. Mas bactérias intestinais desequilibradas podem interferir nesse processo, cortando o sinal para que o estrogênio seja excretado. Este processo é chamado de circulação enterohepática e faz com que o estrogênio seja “reciclado de volta para o corpo”, preparando o terreno para o domínio do estrogênio.
Podemos apoiar a parte do intestino que processa o metabolismo do estrogênio, o estroboloma, por meio da dieta. A pesquisa mostra que as mudanças no estroboloma podem impulsionar as condições mediadas pelo estrogênio, incluindo miomas uterinos, e que as mudanças no microbioma intestinal podem diminuir a circulação do estrogênio.

Estes alimentos podem ajudar:

  • Alimentos fermentados, ricos em probióticos, são uma excelente escolha. Kimchi, chucrute e iogurte à base de plantas podem ser realmente úteis apenas para obter um melhor equilíbrio dos nossos “bichinhos”
  • Alimentos ricos em fibras também são fundamentais. A fibra alimenta os probióticos e os ajuda a florescer.
  • Folhas verdes escuras como espinafre, couve, rúcula, couve e folhas verdes são ótimas para a “desintoxicação geral do fígado”.
  • Vegetais crucíferos, como brócolos, couve-flor, couve de Bruxelas e repolho, contêm um composto conhecido como DIM (Diindolilmetano). O DIM se liga ao excesso de estrogênio na corrente sanguínea e o elimina. Um estudo descobriu que mulheres com dietas ricas em vegetais crucíferos eram menos propensas a ter miomas uterinos.
  • A linhaça também ajuda a eliminar o excesso de estrogênio. Eles são ricos em lignanas, um fitoestrogênio fraco que "fica preso na célula”bloqueando o uso de nossos próprios estrogênios, o que significa que eles precisam ser eliminados.
  • Evite alimentos inflamatórios e aqueles que sobrecarregam o fígado. Reduzir ou eliminar o álcool, o excesso de açúcar, glúten e laticínios também promove um microbioma intestinal saudável. Um estudo do Journal of Obstetrics & Gynecology descobriu que mulheres que consumiam aditivos alimentares em alimentos processados, adoçados ou conservados tinham três vezes mais probabilidade de sofrer de miomas uterinos do que mulheres que não o faziam.

Lembra-te de que não precisas necessariamente desistir dos teus alimentos favoritos ou seguir regras rígidas para ver os resultados. Em vez disso, foca-te em uma dieta baseada em vegetais, comendo uma rica variedade de alimentos. Além de obter bastante verduras, opta por alimentos de todas as cores do arco-íris. Mudanças nutricionais intencionais podem ser uma etapa fácil para o tratamento natural dos miomas uterinos.

Priorize um sono de qualidade

“O sono é a base de tudo”. Sono insuficiente aumenta o cortisol, sua principal hormona do stress e, por sua vez, faz com que a insulina suba, o que o prepara para uma série de condições crônicas - incluindo miomas uterinos. Um estudo, que examinou a relação entre stress e miomas uterinos, sugeriu que a ativação do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal e a consequente libertação de cortisol podem desempenhar um papel nos níveis flutuantes de estrogênio e progesterona, preparando o terreno para miomas uterinos.
Em geral, precisas ter como objetivo dormir de sete a oito horas por noite, mas há algumas evidências de que as mulheres podem precisar no limite superior disso. Evitar atividades como navegar nas redes sociais e verificar as notícias antes de dormir pode ajudar, pois esses fatores stressantes podem interferir nos teus ciclos naturais de sono.

Encontre uma saída consciente

O controle do stresse é fundamental para a saúde e o equilíbrio hormonal, “Se o corpo pensa que está com problemas, ele vai priorizar a secreção de cortisol”, o que, como observado acima, pode levar ao domínio do estrogênio.
Embora não haja uma abordagem única para o alívio do stresse, existem inúmeras estratégias que você pode tentar.

Aqui estão alguns:

  • Encontra alegria. Podes encontrar alegria em uma saída criativa como dança ou arte. desacelera o suficiente para apreciar os pequenos e lindos momentos que poderias perder.
  • Estar atento. A atenção plena é importante, viver o aqui e o agora.
  • Meditações e passeios na natureza podem ajudar nesse sentido.
  • Pratica exercícios com frequência. O exercício não só pode reduzir a pressão arterial (outro fator de risco para miomas), mas também é um excelente calmante.

Gerenciar fatores de risco ambientais

Estrogênios artificiais, ou disruptores endócrinos, encontrados em muitos produtos comuns de saúde, limpeza e beleza podem contribuir para o domínio do estrogênio. Para minimizar os fatores de risco ambientais, substituir itens como panelas antiaderentes e cosméticos convencionais por alternativas limpas é um ótimo ponto de partida, mesmo a exposição fetal a estrogênios sintéticos aumenta o risco de desenvolvimento de miomas uterinos.

A LIÇÃO:

Uma abordagem holística para o tratamento de miomas pode parecer opressora, mas não precisa ser.
Com o suporte da Dá Vida CLINIC criarás um plano de tratamento personalizado e sustentável que te atenderá onde estiveres. Se você e seu médico determinarem que a cirurgia pode ser uma opção apropriada para ti, eles também podem orientá-la na recuperação e ajudá-la a prevenir recorrências
futuras de miomas uterinos.

CONTACTE-NOS
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram